Blog

Mercado Livre de energia em 2024 – O que mudou?

Mercado Livre de Energia: Mudanças a partir de 2024

Fix Energy te ajuda a entender as mudanças no Mercado Livre de Energia a partir de janeiro de 2024, com a abertura total para clientes de média e alta tensão.

O que é o Mercado Livre de Energia?

É um ambiente de livre contratação entre fornecimento e consumo de energia. Tanto quem gera e fornece a energia, quanto quem a consome, devem estar associados à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

 

Quem pode migrar para o Mercado Livre de Energia?

A partir de janeiro de 2024, todos os clientes de média e alta tensão (Grupo A), independentemente do setor e do volume de demanda contratada, poderão migrar para o Mercado Livre.


Como foi o Mercado Livre em 2023?

Em 2023, os consumidores livres tiveram a liberdade de escolher seus fornecedores de energia, não estando mais vinculados às distribuidoras. Todos esses consumidores pertenciam ao Grupo A e tinham a capacidade de contratar energia de qualquer fonte geradora, desde que sua demanda fosse de 500 kW ou mais. Fora dessa categoria estavam os clientes cativos, que eram ou ainda são atendidos pelas concessionárias de energia de sua área de cobertura.

Como é o Mercado Livre atualmente em 2024?

Com a portaria do MME, emitida em setembro de 2022, todos os consumidores classificados como Grupo A agora podem optar pela compra de energia elétrica de qualquer concessionário, permissionário ou autorizado do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Quem está no Grupo A?

O Grupo A engloba clientes com unidades consumidoras com tensão maior ou igual a 2,3 kV, ou atendidos a partir de sistemas subterrâneos de distribuição em tensão menor que 2,3 kV. Este grupo é ainda subdividido em diversos subgrupos, como A1, A2, A3, A3a, A4 e AS, de acordo com critérios específicos de tensão de conexão.

 

Classificação das tensões do grupo A:

 

  • A1 (tensão de conexão maior ou igual a 230 kV)
  • A2 (tensão de conexão maior ou igual a 88 kV e menor ou igual a 138 kV)
  • A3 (tensão de conexão igual a 69 kV)
  • A3a (tensão de conexão maior ou igual a 30 kV e menor ou igual a 44 kV)
  • A4 (tensão de conexão maior ou igual a 2,3 kV e menor ou igual a 25 kV)
  • AS (tensão de conexão menor que 2,3 kV, a partir de sistema subterrâneo de distribuição)

 

Consumidores com carga inferior a 500 kW

Uma outra determinação importante da portaria do MME é que os consumidores do Grupo A, com carga individual inferior a 500 kW, serão representados por um agente varejista perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), caso optem pela migração.


FIX Energy:

Como parceira da ENGIE, a FIX ENERGY pode ajudá-lo a entender todas essas mudanças e orientar sua empresa a tirar o melhor proveito dessa nova oportunidade no Mercado Livre de Energia.

Estamos aqui para garantir que você tenha acesso às melhores opções de fornecimento de energia, de acordo com suas necessidades e objetivos.

Entre em contato com conosco e saiba mais sobre como podemos te ajudar a migrar para o Mercado Livre de Energia de forma transparente e segura.

consulting firm was truly exceptional. Their expertise and guidance allowed us to make smarter, more strategic decisions
davinci resolve
Designer

Mais artigos

11 fev

Mercado Livre de energia em 2024 – O que mudou?

Mercado Livre de Energia: Mudanças a partir de 2024 Fix...

plugins premium WordPress
Escanear o código